Veja com outros olhos: Bono e Ali na Etiópia

Trinta anos atrás, a fome na Etiópia chocou o mundo, matando cerca de 1 milhão de pessoas. O funcionário da World Vision, Steve Reynolds desempenhou um papel importante na sensibilização do público para a crise na América do Norte e Europa.

O Romancista francês Marcel Proust escreveu certa vez: "A verdadeira viagem de descoberta não consiste em procurar novas paisagens, mas em ter novos olhos." Eu acho que há uma grande dose de verdade nesta afirmação.
 .
Eu tenho experimentado isso em minha própria vida e tenho testemunhado isso em outros.

Em 1985, eu estava trabalhando como um oficial de comunicações para o escritório World Vision Etiópia em Adis Abeba. A atenção do mundo estava focada sobre a fome que assolava o país.

Nós recebemos a notícia de que o vocalista de uma banda de rock irlandesa chamada U2 estava vindo para a Etiópia. Estávamos a tomar um grande esforço para manter sua visita em segredo. Eu não sabia sobre todo o “barulho”, já que várias celebridades tinham passado em nosso escritório  naquele ano, a maioria deles querendo apenas ser visto no contexto da fome.

O que era diferente sobre esta visita, no entanto, foi que Bono e sua esposa, Ali Hewson, na verdade, queriam trabalhar em um de nossos campos de refugiados - grandes centros de alimentação e de saúde que atendiam a milhares de pessoas a cada dia. Eu sabia como eram as condições nesses campos, a comida local, o quarto de dormir e o resto. Eu me lembro de pensar: "Bem, ele certamente levará um choque".

Nós apanhamos Bono e Ali no aeroporto e os trouxemos de volta para o hotel. Ele parecia desconfortável. Detectei uma pitada de medo em seus olhos. Poucos dias depois, eles estavam em um centro de alimentação em Adjibar, na província no sul de Wollo. Eu tinha certeza que não iria durar uma semana.

Mas eles ficaram. Na verdade, eles passaram quase um mês em Adjibar trabalhando com nossa equipe, ajudando a desenvolver programas de música e teatro para as crianças no centro. A equipe conta histórias sobre "a garota com a barba", uma referência ao penteado “mullet” que Bono estava usando no momento, juntamente com a barba crescida.

O pessoal elogiou sua energia, espírito e criatividade para ajudar. Bono e Ali realmente encantaram a todos no centro.

Após o retorno do casal para Addis Ababa, eu tive o privilégio de passear com Bono em torno da Etiópia por diferentes campos. Alguma coisa nele havia mudado. Enquanto caminhávamos pela fileira de barracos e abrigos onde as pessoas aguardavam a próxima apostila de alimentos, Bono mostrou compaixão incansável. Parecia que ele queria segurar todas as crianças e confortar todas as mães.
.

A noite antes de Bono e Ali voltarem para a Irlanda, tivemos uma festa. Cantamos canções e histórias. Bono imitou a si mesmo em “Do They Know It’s Christmas?” - A canção para o Band Aid em 1984 e do concerto beneficente Live Aid, em 1985.

Foi um momento de celebração, depois de muita tristeza e desgosto. Para nós que trabalhamos na Etiópia, foi um momento edificante.

Hoje Bono se reúne com presidentes, primeiros-ministros e até mesmo o papa, defendendo os pobres e marginalizados. "Não se trata de caridade, trata-se de justiça", diz ele. Sua visão ainda é forte de mais de 30 anos depois.
.

Quando Deus faz a cirurgia do olho, você nunca vê as coisas da mesma forma novamente. Eu vi isso acontecer com Bono e sorrio quando penso em como essa visão aguçada está mudando o mundo.


Fonte: World Vision Magazine

////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////
Twitter: https://twitter.com/u2_vision
Facebook: https://www.facebook.com/U2VisionOverVisibility
Instagram: http://instagram.com/U2_Vision
Google+: https://plus.google.com/u/0/109901838418925515125/posts
YouTube: http://www.youtube.com/channel/UCOMXpAwoD6l3W5m4S1Odhmw
Dailymotion: http://www.dailymotion.com/U2_Vision
Vimeo: http://vimeo.com/u2vision
VK: vk.com/u2_vision
Tumblr: http://u2-vision.tumblr.com/
RSS: http://u2-vision-over-visibility.blogspot.com.br/feeds/posts/default?alt=rss
\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\
 
“É permitida a reprodução total ou parcial deste texto desde que obrigatoriamente citada a fonte.

Um comentário:

  1. Um lado do Bono que mostra ele mais do que só um humano, e que mostra o mundo do jeito que deveria, que Deus abençoe a todos que passam por essa situação todos os dias, eu não tenho noção de como isso é, mas acredito que essas pessoas vão ter um lugar muito melhor no céu...

    ResponderExcluir