Mais detalhes do novo brinde do U2: trechos de North Side Story

North Side Story é o relato definitivo do surgimento do U2 em Dublin. Especialmente acompanhado pela equipe da Hot Press, na Irlanda, que abrange seis anos iniciais 1978-1983 , a partir do primeiro single, “U2-3”, até o álbum ao vivo, “Under A Blood Red Sky”.
Antes da publicação, vamos trazer apresentações prévias deste título especial começando, hoje, com seis vinhetas editoriais.



Steve Averill sobre o surgimento do nome
“Eu os conheci por volta de 1977 ou início de 1978. Adam Clayton estava na Mount Temple com o meu irmão mais novo. Porque eu tinha estado no The Radiators, meu irmão disse: ‘Tem um cara na classe que gostaria de conversar com você sobre estar em uma banda’... e então eles disseram: 'Nós estamos pensando em mudar o nome'. Eu pensei que The Hype não era um grande nome. Eles disseram que gostavam de nomes como XTC, então eu fui embora e pensei sobre isso por uma semana e voltei com alguns nomes, incluindo U2. Eu expliquei na época que o U2 era um avião espião, era um submarino alemão, e é também uma parada no metro de Berlim... você não precisa se preocupar com língua nem nada. Era um nome que iria viajar bem.”

Da primeira história  de capa do U2 na Hot Press, em 1980
Larry: “Estávamos juntos na escola, nenhum de nós tinha estado em bandas antes, exceto Adam, que estava na Max Quad Band”.
Edge: “Nós todos éramos terríveis. Nós não conseguíamos tocar o material de outras pessoas - é assim que começamos a escrever. Aprendemos a tocar aprendendo a fazer nossas próprias músicas.”
Bono: “Adam fingiu que poderia tocar e usou palavras como “gig” e falou sobre coisas como “action” no baixo e nós pensamos que aquele é um cara que podia tocar! Na verdade, ele não podia tocar uma nota....”

Guggi, em como o U2 e The Virgin Prunes surgiram ao mesmo tempo
“U2 e The Virgin Prunes tomaram caminhos muito diferentes desde muito cedo, então o que interessava o U2 e o que interessava The Virgin Prunes tornaram-se coisas extremamente diferentes.
As pessoas teriam se familiarizado mais com o que o U2 fez, mas depois dos nossos primeiros três ou quatro shows todo mundo estava falando sobre nós, todo mundo queria nos ver e criamos um barulho que raramente acontece em torno de qualquer banda. Eu nunca vi isso acontecer em torno de qualquer banda irlandesa antes. Então eu suponho que por um momento, em alguns níveis, nós os passamos. Mas é claro que eles devolveram o elogio pouco tempo depois...”



Tirado de um artigo do Bono, em 1980, sobre ‘estar em uma banda de início’
“Originalidade é a palavra-chave. Em termos de apresentação, no palco, eu tento chamar a atenção das pessoas, como um ator, eu tento atravessar a atmosfera das palavras e da definição. Às vezes eu falho, às vezes as pessoas não querem saber, às vezes eu nem me conheço.
No fim das contas, cabe a você, o público, de decidir por si mesmos, se é relevante ou irrelevante, você pode ver o potencial do U2 ou não? Até agora vocês decidiram que sim e colocaram o nosso primeiro álbum U23 nas paradas. Obrigado.”

Do diário de estrada do Adam, na América, em 1982
“Acordamos cedo demais com todo mundo destruído. Chegamos em Denver e Edge descobre um resort de esqui a 50 milhas. Nós quatro saímos fora. Tinha que ser encoberto - uma perna quebrada nesta fase da turnê não seria bem-vinda. Histórias foram fabricadas de modo que ninguém tinha a menor ideia de onde estávamos. Foi um belo passeio pelo resort Rockies. Uma vez lá, Edge organizou as atividades, já que ele é o amador experiente. Nós pegamos nossos esquis e Bono caiu imediatamente. Eu finalmente me senti confiante o suficiente para tentar a minha sorte na montanha. Eu queria que não tivesse. Eu nunca estive tão assustado em toda a minha vida. Para chegar ao topo da montanha, temos que ir numa cadeira, a centenas de metros acima do solo, sem barra de segurança. Eu estava tão histérico que eu ficaria feliz em ter me jogado fora se Edge não mantivesse falando...”

Crítica de Bill Graham sobre ‘Under A Blood Red Sky’, em 1983
“Este álbum é também o traço principal da Orquestra de Edge até agora. Sua execução foi tão fácil e sua função é tão aceita que suas enormes responsabilidades são muitas vezes esquecidas. Mas em Under A Blood Red Sky, as habilidades do The Edge para montar todos os cavalos - ritmo, o fio condutor e a melodia - no circo U2, tornou-se evidente e muitas vezes de tirar o fôlego.
O U2 foi capaz de evitar as profanações cansativas da guitarra do rock exatamente porque o estilo de The Edge não está vulgarizado a partir de uma base de blues. "The Electric Co.' é o mais ele se aventura nesse tipo de quebra riffs mas momentos reais de glória do Edge estão em ‘New Year´s Day’  e '11 O Clock Tick Tock’, este último um verdadeiro desenvolvimento do original Hannet-produzido, pulsando através de sua última seção com variações irregulares, arrepiantes do guitarrista...”


North Side Story está disponível apenas com a assinatura do U2.com. Com 274 páginas, este livro traz fotos raras, entrevistas originais, diários, cartas e perfis que vem com 'North & South Of The River, Wandering in U2´s Dublin', um pôster com mapa de Dublin do U2. Benefícios da assinatura também incluem: música exclusiva ( por exemplo, os assinantes podem baixar agora  ‘Ordinary Love’ , de “Mandela: Long Walk to Freedom”); um site dedicado ao assinante com streaming de todas as músicas do U2 e hospedagem de vídeo exclusivo e milhares de notícias arquivadas, a oportunidade de pré-venda de ingressos se a banda sair em turnê e 25% de desconto em sua primeira compra em nossa loja.

Fonte: U2



“É permitida a reprodução total ou parcial deste texto desde que obrigatoriamente citada a fonte.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário