Bono fala sobre sua amizade com Mick Jagger e a influência dos Rolling Stones

Para marcar o 70 º aniversário de seu amigo Mick Jagger, Bono falou ao jornalista Martin Scholz para o jornal alemão Welt am Sonntag.

A dupla teve uma conversa abrangente que vai desde como Bono conheceu Mick à contínua influência dos Rolling Stones.


Die Welt: Bono, é verdade, que, quando jovem você caiu no sono enquanto assistia seu primeiro concerto dos Rolling Stones?

Bono: Isso é verdade. Isso foi no Madison Square Garden, em Nova York. Mas isso não tem nada a ver com o desempenho dos Stones. Tinha a ver com o fato de que naquele dia eu tinha acabado de chegar em Nova York, do outro lado do mundo. E durante o show o jetlag chegou no meus joelhos, eu estava tão cansado.

Die Welt: Quando você e Mick Jagger se encontraram pela primeira vez?

Bono: Eu acredito que deve ter sido 1983, em um estúdio de gravação em Nova Iorque. Lembro-me que ele estava usando o que parecia ser uma espécie de casaco da marinha trespassado e sapatos de iatismo. Ele era muito Inglês e antiquado, tradicional. E este Mick Jagger de pé diante de mim era muito diferente da persona que ele libera em seu público-alvo. Ele só me atingiu, esta diferença entre o seu eu privado e a persona pública. Nos anos posteriores, quando nos conhecemos e nos tornamos amigos, esta discrepância, muitas vezes me surpreendeu.

Die Welt: Mick Jagger está com 70 anos de idade. Até há pouco tempo ele esteve em turnê por várias semanas. O que passa pela sua cabeça quando você vê este homem que corria pelo palco por mais de duas horas, dançando, agitando e cantando sem parar, como ele tem feito isso por mais de 50 anos?

Bono: Você sabe, há um monte de coisas que eu admiro em Mick Jagger. Ele se parece com Baryshnikov, ele é como uma bailarina de uma outra época. E ele tem um rosto muito bonito e fica ainda mais bonito com todas as linhas em seu rosto. Por quê? Porque ele usa-las tão bem. Eu amo as rugas do seu rosto.

Die Welt: O que é o Mick Jagger para você? Um amigo, uma espécie de tio ou mais uma espécie de Yoda, o antigo Yedi-Mestre dos filmes de Star Wars, que, apesar de sua idade, ainda é mais enérgico e poderoso do que todos os seus aprendizes?

Bono: Eu diria que passei de fã para um amigo e vice-versa. Eu estou contente em ser. O que Mick conseguiu é monumental, tanto como compositor e como um showman. Quando eu digo showman, quero dizer que, no sentido de ambos a construção de um show e estar no show, assim, como um artista que move o seu público-alvo. Estou admirado com o que ele fez. O que eu aprecio nele como pessoa privada é que ele é muito franco, ele não fala muito sobre si mesmo, ele não é um homem narcisista.

Die Welt: Você aprendeu alguma coisa com Mick Jagger?

Bono: Ele me mostrou como a desafiar a gravidade e que é importante para manter o nariz do avião para cima.

Die Welt: Qual é o seu comentário sobre o debate dos preços elevados do bilhete no atual turnê dos Stones. Preços tão elevados que chocaram até mesmo os fãs mais dedicados.

Bono: Para ser honesto, eu não ouvi sobre isso até agora.

Die Welt: Sério?

Bono: Eu estou um pouco fora de sintonia com o resto do mundo no momento, estou mergulhado em um grande buraco negro com o U2, como estamos ocupados em trabalhar no nosso próximo álbum. Nós ainda não sabemos quando ele vai sair. Pode ser concluído dentro das próximas semanas, talvez no final do ano. Estamos apenas perdido nele e nós certamente não queremos acordar fora disto até que o sonho estiver pronto. Mas para voltar para os Stones e U2, mais uma vez, Mick uma vez veio a um de nossos shows da PopMart nos anos 90. PopMart até hoje ainda é um dos meus shows favoritos U2. Após o concerto Mick Jagger virou-se para o nosso empresário, Paul McGuinness, e disse: "Bem, isso é um pouco como Star Wars, não é?"

Die Welt: Quando, em um evento da MTV, Mick Jagger deu-lhe um prêmio por seu trabalho humanitário, ele foi, ironicamente, referindo-se a você como Jesus, perguntando-se se você também fosse capaz de andar sobre a água. Tais observações chegaram a irritá-lo?

Bono: Não, não. Ele sabe que não é postura. Ele também sabe que eu levo a luta contra a pobreza extrema seriamente, e que nós realmente mudamos as coisas com a nossa organização ONE e em conexão com outras ONGs. Ele também entende a caricatura que me tornei aos olhos do público por causa do meu trabalho de campanha. Mas, como ele tem sido uma caricatura mesmo, ele sabe como enganador uma caricatura pode ser.

A entrevista completa pode ser vista aqui.

Twitter: https://twitter.com/u2_vision
Facebook: https://www.facebook.com/U2VisionOverVisibility
Instagram: http://instagram.com/U2_Vision
Google+: https://plus.google.com/u/0/109901838418925515125/posts
YouTube: http://www.youtube.com/channel/UCOMXpAwoD6l3W5m4S1Odhmw
Tumblr: http://u2-vision.tumblr.com/

“É permitida a reprodução total ou parcial deste texto desde que obrigatoriamente citada a fonte.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário